Bonificação por Resultados: IRPF retido a maior no RRA

O desconto que aparece quando a Bonificação por Resultados finalmente cai
O demonstrativo da Bonificação por Resultados tem uma coluna que quase ninguém olha com atenção. Ao lado do código 42390, identificado como BONIFIC.POR RESULTADO-LC 1245/14, o documento traz duas datas, início e término, que indicam o período a que cada parcela se refere. Essas datas quase nunca coincidem com o mês em que o dinheiro entra na conta.

O caso mais comum é este. A parcela se refere a março e abril de 2020, e o pagamento acontece em junho de 2021. Outra se refere ao segundo semestre de 2023, e cai em junho de 2024. Em vários demonstrativos, quatro ou cinco parcelas de exercícios distintos são quitadas de uma vez, no mesmo mês.
Quando isso acontece, o valor somado costuma ser alto, e o desconto de imposto de renda sobre ele também. O policial abre o holerite, vê a bonificação que esperava há anos e percebe que uma fatia relevante ficou retida na fonte.
A questão que este texto examina não é se o imposto incide. Ele incide, e a jurisprudência é firme nesse ponto. O que se discute é outra coisa, bem mais específica. O cálculo desse imposto foi feito pelo critério correto.
O que a lei chama de rendimento recebido acumuladamente
A Bonificação por Resultados foi criada pela Lei Complementar estadual nº 1.245, de 2014. O artigo 2º a define como prestação pecuniária eventual, desvinculada dos vencimentos, paga conforme o cumprimento de metas fixadas pela Administração. A própria lei diz que ela não se incorpora e não sofre descontos previdenciários.
Essa ressalva não retira o caráter remuneratório da verba, e por isso ela é tributável. A Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do TJSP firmou exatamente isso no PUIL 015, processo nº 0000014-33.2022.8.26.9016, ao reconhecer a possibilidade de incidência do imposto de renda sobre a bonificação, por se tratar de acréscimo patrimonial que compõe a remuneração do servidor.
Até aí, nada de anômalo. A anomalia começa quando se observa quando a verba é paga.
O artigo 12-A da Lei nº 7.713, de 1988, com a redação dada pela Lei nº 13.149, de 2015, trata dos rendimentos recebidos acumuladamente, conhecidos pela sigla RRA. A definição é objetiva. São rendimentos submetidos à tabela progressiva que correspondem a anos-calendário anteriores ao do recebimento.
Para esses rendimentos, a lei determina dois comandos:
A tributação ocorre exclusivamente na fonte, no mês do recebimento, em separado dos demais rendimentos recebidos naquele mês. A bonificação atrasada, portanto, não se soma ao soldo do mês para formar uma base única.
O imposto é calculado com a tabela progressiva multiplicada pelo número de meses a que os rendimentos se referem, conforme o § 1º do mesmo artigo. Se a parcela corresponde a oito meses, cada faixa da tabela do mês do recebimento é multiplicada por oito.
O segundo comando é o que produz a diferença econômica relevante, e é justamente o que costuma ser ignorado.
Onde o cálculo se desloca
A fonte pagadora, ao quitar a bonificação atrasada, costuma tratar o valor como rendimento comum daquele mês. Aplica a tabela progressiva mensal sobre o montante global, como se tudo tivesse sido produzido em uma única competência.
O efeito é direto. A renda mensal do contribuinte sobe artificialmente, ele é empurrado para as faixas superiores da tabela e o imposto sai maior do que seria devido se cada parcela tivesse sido paga no mês certo. O contribuinte acaba penalizado pelo atraso da própria Administração.
Um exemplo ilustrativo torna a diferença visível. Considere uma bonificação de R$ 8.000,00 paga de uma só vez, referente a oito meses de período aquisitivo. A tabela progressiva mensal divulgada pela Receita Federal para 2026 tem faixa de isenção de R$ 2.428,80 e alíquota máxima de 27,5% acima de R$ 4.664,68.
Elemento do cálculo | Critério aplicado pela fonte pagadora | Critério do art. 12-A |
Tratamento do valor | Somado aos demais rendimentos do mês | Tributado em separado, exclusivamente na fonte |
Tabela aplicada | Tabela mensal simples | Tabela mensal multiplicada por 8 meses |
Limite de isenção | R$ 2.428,80 | R$ 19.430,40 |
Faixa de enquadramento | Última faixa, 27,5% | Faixa de isenção |
Resultado sobre os R$ 8.000,00 | Retenção na fonte | Imposto igual a zero |
Os números acima servem apenas para demonstrar o mecanismo. Em cada caso concreto o resultado depende da tabela vigente no mês do efetivo pagamento, do número de meses a que a parcela se refere e das deduções admitidas pelo § 2º do artigo 12-A. Em muitas situações o imposto não zera, apenas diminui. A lógica, porém, é sempre a mesma. Quanto maior o número de meses acumulados, maior a distorção produzida pelo critério equivocado.
A matéria já foi decidida pelos tribunais superiores
O ponto favorece o contribuinte há mais de uma década, e em duas cortes.
O Supremo Tribunal Federal julgou o Tema 368 da repercussão geral, no RE 614.406/RS, relatado pelo Ministro Marco Aurélio. A tese fixada é curta e não deixa margem. A percepção cumulativa de valores há de ser considerada, para efeito de fixação de alíquotas, presentes, individualmente, os exercícios envolvidos.
O Superior Tribunal de Justiça chegou ao mesmo resultado no Tema 351, julgado no REsp 1.118.429/SP, sob relatoria do Ministro Herman Benjamin. O acórdão assentou que o imposto de renda sobre valores pagos acumuladamente deve ser calculado conforme as tabelas e alíquotas vigentes à época em que os valores deveriam ter sido adimplidos, e que não é legítima a cobrança com parâmetro no montante global pago extemporaneamente.
No âmbito estadual, a Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do TJSP já reconheceu, no PUIL 015, que a Bonificação por Resultados compõe a remuneração do servidor e configura acréscimo patrimonial sujeito à tributação. Reconhecida a natureza tributável, a consequência lógica é que a verba se submete integralmente à disciplina federal do imposto de renda, inclusive ao regime de RRA quando o pagamento se refere a anos-calendário anteriores. Não há fundamento para aplicar metade do regime, reconhecendo a incidência e ignorando o critério legal de cálculo.
Há ainda um dispositivo antigo e pouco lembrado que reforça a mesma direção. O artigo 46, § 1º, da Lei nº 8.541, de 1992, dispensa expressamente a soma dos rendimentos pagos no mês para aplicação da alíquota correspondente, quando se trata de valores pagos em cumprimento de decisão judicial.
A conclusão que se extrai desse conjunto é desconfortável para a fonte pagadora. Não se trata de tese nova, de construção doutrinária ousada ou de aposta em mudança de entendimento. Trata-se da aplicação de texto expresso de lei federal, confirmado em repercussão geral e em recurso repetitivo.
O que observar no próprio demonstrativo
A verificação começa por três informações que estão no demonstrativo de bonificação, documento que pode ser extraído no portal de pagamentos da corporação.
A primeira é o descasamento de datas. Compare a coluna do mês de pagamento com as colunas de início e término do período. Se o período pertence a ano-calendário anterior ao do pagamento, a hipótese do artigo 12-A está configurada.
A segunda é o acúmulo de parcelas. Verifique quantas parcelas foram quitadas no mesmo mês e quantos meses de período aquisitivo elas somam. Esse número é o multiplicador da tabela, e quanto maior ele for, maior tende a ser a diferença.
A terceira é a retenção efetivamente praticada. Confronte o holerite do mês do pagamento e verifique se o imposto foi calculado sobre a base mensal global ou em separado, pelo regime de RRA.
Sobre o alcance temporal, vale a prescrição quinquenal do artigo 1º do Decreto nº 20.910, de 1932. São alcançáveis as parcelas dos cinco anos que antecedem a propositura da ação, o que hoje significa, na prática, os pagamentos realizados a partir de 2021. Parcelas mais antigas tendem a se perder a cada mês que passa, e essa é a única urgência real do tema.
Há ainda um ponto que costuma gerar confusão. A restituição discutida aqui não se confunde com o ajuste anual da declaração de imposto de renda. Como o artigo 12-A determina tributação exclusiva na fonte, o excesso retido nesse regime não é naturalmente devolvido na declaração, salvo opção expressa pela inclusão no ajuste, nos termos do § 5º do mesmo artigo. É por isso que a repetição do indébito, em regra, precisa ser buscada de forma autônoma, e não simplesmente esperada na restituição anual.
Como a fonte pagadora é a Fazenda Pública do Estado de São Paulo, a discussão se trava perante a Justiça estadual, com competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública quando o valor se ajusta ao teto legal desse rito.
Nosso escritório atua em matéria tributária e em direitos remuneratórios de servidores da segurança pública. Esse artigo não substitui uma análise documental pormenorizada.


Comentários